A Vila dos Pioneiros recebeu uma grande intervenção da Gestão Pública nos últimos dias. A revitalização de ruas e o investimento em soluções de problemas nas galerias de água pluvial estiveram no foco da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur). Foram concluídas as obras das ruas Arlei Leonardi e Rua dos Pioneiros, além de vários serviços nas galerias de esgoto no Jardim Boa Esperança.

Rua Arlei Leonardi

Foram investidos R$ 463.657,99 para promover a revitalização da Rua Arlei Leonardi. Foi realizado o recapeamento asfáltico, substituição e padronização das calçadas, melhoria na captação das águas pluviais, sinalização de trânsito, instalações de lixeiras e demais serviços, acrescendo uma melhora na qualidade de vida aos moradores daquela região.

O Diretor da Emdur, Rodrigo Salles, destacou a importância das revitalizações ao analisar não apenas a condição precária que encontravam-se as ruas, mas também sua função social. “A Rua Arlei Leonardi tem uma escola, é uma via que passa o transporte coletivo, tem igreja, além do comércio local. Ela era estreita e mal iluminada. Com o término da obra, agora nós temos uma via mais larga com pavimentação e sinalização nova, além da substituição da iluminação existente por lâmpadas de LED, proporcionando mais segurança para a vizinhança”, afirmou.

Rua dos Pioneiros

Foram mil e duzentos metros de extensão a área reurbanizada da Rua dos Pioneiros, entre as ruas Mário Fontana e Capitão Leônidas Marques. De cara nova, o trecho recebeu rampas de acessibilidade em todas as esquinas, travessias elevadas em pontos estratégicos, recapeamento asfáltico, iluminação de LED, nova sinalização, calçada em paver em ambos os lados da via com a mesma padronização.

Salles frisou que essa é uma rua essencialmente comercial e que o objetivo do Município foi de fomentar o comércio local, além de proporcionar diversas melhorias, como a organização da via, obtida com a nova sinalização.

Galerias do Boa Esperança

As regiões de alagamento em dias chuvosos representam um grande problema para a Gestão Pública. Uma intervenção da Emdur nas ruas do Boa Esperança tendem a sanar esses problemas na região. “Toda a água captada na região do Boa Esperança seguia superficialmente até chegar na Rua Capitão Leônidas Marques. Com a inclusão de novas bocas de lobo e galerias foi possível desafogar o sistema de captação da [Rua] Capitão”, explica o Diretor da Emdur.

Essa água também intensificava a deterioração e diminuía a vida útil da pavimentação asfáltica. “Após as melhorias, o Município já está planejando o recapeamento para recuperação da malha viária local que foi deteriorada”, anunciou Rodrigo Salles.

EM EXECUÇÃO

Reurbanização da Rua Getúlio Vargas

Reurbanização da Mário Fontana

Fonte: https://www.toledo.pr.gov.br/noticia/vias-publicas-sao-alvo-de-melhorias-na-vila-pioneiro